Florais de Bach ou Terapia Floral: uma maneira natural de encontrar e manter o equilíbrio

Essências florais são usadas para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo e da mente

Enquanto as terapias alternativas se popularizam como tratamentos complementares aos convencionais, as dúvidas nesta área também são bastante frequentes.Para entender um pouco mais sobre os florais, o hagah conversou com Selma Flávio, terapeuta naturista especializada em Terapia Floral. Confira:


hagah: O que é terapia floral?

Selma: As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral, usados para tratar profundas questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.


Os Florais de Bach são essências de flores que contém vida, para tocar a nossa Essência. Elas não são fitoterapia, nem remédios homeopáticos, nem aromaterapia. Com os florais acredita-se que se pode tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações.

>> Veja onde encontrar Terapia Floral em Curitiba!

Também podemos administrar os florais para animais e plantas, com resultados animadores e, muitas vezes, surpreendentes. Embora as essências florais se assemelhem á outros medicamentos apresentados em frascos com conta-gotas, elas não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. Nenhum floral pode causar danos nem criar dependência. medida que nos equilibramos internamente, podem ocorrer, conseqüentemente, curas físicas.

>> Terapias Alternativas em Curitiba? Veja aqui!

hagah: Quem foi Edward Bach?

Selma: Edward Bach foi o primeiro na compreensão do relacionamento das emoções com a saúde do corpo com a mente. Ele percebeu que para a saúde ser gerada era necessário estarmos bem emocionalmente. Segundo Bach a doença ocorre quando deixamos de perceber o que realmente queremos; que a doença é uma mensagem para mudarmos, tomarmos consciência de nossas emoções negativas e assim equilibrá-las. Isso conseguiria através da terapia floral indo de encontro a nós mesmo.

**hagah: Existem contra-indicações para a terapia floral?

Selma:** Não possui contra-indicação. Desde recém nascidos a idosos podem fazer uso, inclusive portadores de qualquer doença ou vício.

hagah: Para que a terapia floral é indicada?

Selma: A importância do acompanhamento com a terapia floral ajuda a tratar as necessidades humanas e prevenir diversos desequilíbrios, como: Angústia, Apatia, Depressão, Desânimo, Cansaço, Mágoa, Medo, Melancolia, Síndrome do Pânico, Medos em Geral, Ciúme obsessivo, Impaciência, Ansiedade, Insônia, Dificuldade de Concentração e Aprendizado, “dio, Raiva, Ressentimento... As essências florais beneficiam gestantes, bebês, jovens e crianças, idosos, animais. Na zootecnia, na agricultura, na jardinagem.

hagah: Quais são os outros tipos de florais mais buscados pelas pessoas?

Selma: Não existe outros tipos de florais, existe outros Sistemas Florais. Todos os florais são eficazes e cada qual trabalha inúmeros estados emocionais do temperamento. Cada terapeuta floral tem uma linha que mais se identifica e outros trabalham com sistemas variados.

hagah: Quanto custa o tratamento floral, em média?

Selma: O preço varia de acordo com a região que se localizada o terapeuta e o seu propósito. Desde trabalhos voluntários até valores pré-estabelecidos. Sendo do gratuito até R$ 120,00 ou mais.

Sobre Edward Bach

Edward Bach nasceu em Moseley, 1886. Bacharel em medicina, patologista e graduado em saúde pública, foi um grande médico cientista, pesquisador e homeopata. Ainda quando trabalhava nos laboratórios do Hospital Universitário, em Londres, teve uma hemorragia digestiva, e, depois de uma cirurgia, deram 3 meses de vida para Edward Bach. Percebendo então que tinha que mudar sua postura diante os seus pensamentos e seu modo de ser, ele começou um trabalho interno de transformação.

Assumindo sua individualidade e sempre enfatizando que para que cada pessoa descubra e cumpra com seu individual, nunca deve-se imitar ninguém enquanto o outro só nos sirva de luz. Doutor Bach retirou-se e foi para sua casa de campo e lá fez as descobertas das essências florais. Em contato com as flores descobriu que cada uma tinha uma vibração diferente e que elas ajudariam emocionalmente cada caso e assim começou seus estudos. Desencarnou aos 50 anos, em 1936.

"A ação desses remédios florais eleva nossas vibrações e abre nossos canais para a recepção do nosso Eu espiritual; inunda nossa natureza com a virtude específica de que necessitamos e afasta de nós aquilo que está nos causando mal (...). Eles curam, não atacando a doença, mas inundando nosso corpo com as vibrações de nossa natureza superior, em cuja presença a doença se desvanece como neve ao sol." (Dr. Edward Bach)

O contato com a terapeuta Selma Flávio pode ser feito através do site  http://www.selmaflavio.com.br/

Notícias relacionadas