Qual é a função de um anabolizante?

Os anabolizantes ajudam na renovação celular, mas podem causar vários efeitos colaterais, como por exemplo a impotência sexual

Se você frequenta a academia com regularidade, já deve ter reparado naquelas pessoas que, em pouco tempo de treino, ganham músculos avantajados e os exibem com orgulho por aí. O fato é que, na grande maioria das vezes, a obtenção desses músculos nem sempre é da forma mais saudável. Na maioria das vezes, os atletas costumam fazer uso de anabolizantes e acabam deixando a saúde de lado.

>> Academias em Curitiba

Os anabolizantes têm a função de auxiliar no anabolismo e na recuperação da fibra muscular, aumentando também as outras funções vitais, como aceleração do metabolismo e renovação celular. Mas eles também provocam uma série de efeitos colaterais?, lembra o nutricionista esportivo Diogo Correa de Oliveira Reis, da Nutrientes “ Nutrição e Suplementos. Entre os mais comuns estão: irritabilidade, queda de cabelo, nervosismo, pressão alta, colesterol alterado, ginecomastia (presença de mamas em homens) e acnes em excesso.

Para o especialista, os anabolizantes devem ser tomados apenas para fins esportivos ou para recuperação do equilíbrio hormonal. Todos os órgãos e a estrutura corporal devem estar completamente formados. Para homens, só a partir de 22 anos; mulheres, a partir de 20?, ressalta.

>> Suplementos em Curitiba E quem pensou na impotência sexual como outro efeito colateral acertou em cheio! Segundo o nutricionista, é comum a libido cair pois o testículo ficará algum tempo sem produzir testosterona ate se restabelecer. Muitas vezes, durante o uso de testosterona sintética, pode acontecer um efeito maior no desejo sexual, às vezes até triplicando o desejo. Mas após o final do ciclo, se não for feita a manutenção correta, a libido pode cair pois os testículos não estão produzindo testosterona, e sim acostumados com a testosterona vinda de fonte externa?, explica Diogo.

suplementos e anabolizantes e acaba, assim, fazendo o uso incorreto dos produtos. Por isso, é sempre bom ficar de olho na recomendação de médicos e nutricionistas. De acordo com Malu Bastos, nutricionista da Abiad ( Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), os suplementos alimentares são produtos elaborados com ingredientes alimentícios, podendo ser adicionados de um ou outro nutriente sintético idêntico ao presente nos alimentos; os anabolizantes (bola) ou esteróides anabólicos são derivados sintéticos da testosterona e outras substâncias medicamentosas.

E para quem fica na dúvida se deve ou não complementar a alimentação com suplementos, o nutricionista Diogo alerta para a importância da ingestão de vitaminas a fim de complementar a nutrição diária. Vitaminas e minerais devem ser tomadas sempre, até por pessoas sedentárias. Todas as nossas funções vitais são dependentes de vitaminas e mineiras, inclusive a função cerebral?, reforça.

(Com informações de Malu Bastos, nutricionista da Abiad)

Notícias relacionadas