Como cuidar do gramado

Deixe a grama do quintal sempre bonita

Não é apenas a estrutura de uma edificação, seja de uma residência ou de um prédio, que precisa de cuidados e manutenção constantes. O jardim também faz parte do conjunto e é por isso que um dos itens dele precisa de atenção constante: o gramado.

Para ter a grama sempre em dia, o clima deve ser observado. O Brasil apresenta excelentes condições para vários tipos, porém um gramado saudável também depende do plantio, de preferência na época de chuvas, assim como do preparo do terreno. Não adianta apenas plantar e ver o que irá acontecer.

É preciso eliminar ervas daninhas, insetos e checar como está a acidez do solo. Dependendo do grau é preciso corrigir com calcário. Após preparar o terreno, a rega deve ser diária no primeiro mês. No verão e regra é regar duas vezes ao dia.

Adubando dá!

Quando está frio é preciso evitar que a grama enfraqueça e resseque. Cobrir com um centímetro de terra mesclada com adubo ajuda. Regue por 20 dias até a mistura desaparecer completamente e, para a manutenção, use adubo granulado a cada ano e composto orgânico ou húmus de minhoca a cada dois.

Não erre no corte

A chuva irá determinar o período de corte do gramado, já que a quantidade de chuva afeta diretamente o processo. Quando está chovendo muito forte e constantemente por vários dias, a grama acaba crescendo mais rápido e o corte deve ser feito a cada 15 dias.

Se o clima estiver seco no inverno, quando as folhas demoram mais para surgir, não é aconselhado fazer a pode. Não importa o tamanho, oito centímetros é o tamanho ideal para um bom gramado saudável e verde. ‰ importante sempre contar com as orientações de uma equipe de jardinagem para este trabalho. 

Confira alguns modelos de gramas

Grama Bermuda
Aguenta bem o alto tráfego de pessoas. É muito usada em campos de futebol e parquinhos de crianças, além de terrenos em declive.

Grama Preta
Menos resistente que a anterior, é muito usada para enfeitar bordas de pisos e pequenos canteiros. Adaptável tanto à sombra quanto ao sol direto.

Grama São Carlos (ou Grama Tapete e Grama Sempre Verde)
Grama indicada para locais frios e com maior incidência de sombras. Agüenta bem a geada, pragas e doenças comuns deste tipo de vegetação.

Grama Esmeralda
Típica grama de áreas quentes e que recebem sol direto. Aguenta muito bem o tráfego de pessoas e tolera bem a salinidade do litoral.

Grama Santo Agostinho (ou Grama Inglesa)
Indicada mais para jardins residenciais e áreas litorâneas.

Zoysia (ou Grama Japonesa)
É a mais macia de todas. No Japão é muito usada para criar desenhos em jardins. Aguenta o sol direto.

Notícias relacionadas