Tudo Mini - Pequenas porções são a tendência das festas

Louças transadas e pequenas porções são a tendência das festas

A cozinha é um fervilhante departamento criativo. A mistura de ingredientes, técnicas e ideias fazem surgir inúmeras receitas imperdíveis e dignas de ser saboreadas.Muitas vezes ao olharmos um cardápio fica quase impossível escolher um prato, diante de tantas opções de dar água na boca.


>Salgadinhos em casa! >Docinhos em casa! >Potes e travessas! >Convites aqui!

****>>>PREPARE O MAPA PARA TODOS

CHEGAREM NA FESTINHA!****

‰ um tanto frustrante não poder prestigiar toda a inventividade de um chef de cozinha e saciar nossa fome. Cada vez mais, o processo criativo dos grandes chefs vem sendo contemplado com os menus degustação, uma seleção de entradas, pratos e sobremesas elaborados para que desfrutar a sua gastronomia.

Uma tendência que vem surgindo há algum tempo nos restaurantes da Europa e dos Estados Unidos, os menus degustação chegam a ser compostos de até 40 pratos. Soa um tanto exagerado, porém, conforme os cardápios aumentam, diminuem e a apresentação dos pratos adquire importância artística. Aos poucos as casas brasileiras vão adotando essa prática.

Dessa tendência podemos extrair um novo formato para receber em casa. Uma forma lúdica e sem compromisso para surpreender os amigos: tudo mini.

Comece elaborando um pequeno cardápio com itens que são fáceis de fazer e podem ser preparados com antecedência: uma sopa fria, cuscuz marroquino com legumes, salada de aspargos frescos com presunto cozido em cubinhos, carpaccio ou salmão com creme azedo.

Arrume tudo em recipientes individuais use pequenos pratinhos, copos de vodca e licor, colheres de louça para comidas orientais, enfim o que estiver disponível. Para alternar com os potinhos faça também espetinhos. Podem ser de cogumelo e alcachofra em conserva, tomate-cereja com mussarela de búfala e folhas de manjericã e batatas bolinha com bacon.

Arrume tudo sobre a mesa formando fileiras, não é necessário usar toalha. Em uma das extremidades coloque os talheres, que podem ser somente os de sobremesa, colheres de chá e os guardanapos. Pode ser servido também um prato quente, que deve ser aquecido no momento de ir à mesa, como pequenas lasanhas gratinadas. As sobremesas são um capítulo à parte.

Escolha doces cremosos para ser comidos de colher: caso de musses e das compotas brasileiras. Para complementar, espetinhos de frutas com queijo. Evite quaisquer alimentos que possam ter espinhas ou ossos. Imagine sempre que seu convidado poderá repetir, então calcule sempre duas porções de cada prato por convidado. ‰ prático e tudo pode ser preparado com antecedência.

Também não se faz necessário o uso do copeiro para servir ou o uso de toalha de mesa, e com pouca louça e muita criatividade a mesa do cotidiano se transforma em uma grande ocasião. Esse é um estilo moderno de receber convidados em qualquer circunstância.

Do trivial ao elaborado, a diferença estará no cardápio e na louça.

Fonte: Fleischmann Imagens: Sxc

Notícias relacionadas