Como funcionam os programas de milhas nos cartões de crédito?

Os programas de fidelidade mais conhecidos e que têm vários parceiros são o TAM Fidelidade e o Smiles, da Gol

É cada vez mais frequente os cartões de crédito oferecerem a opção de um programa de acúmulo de créditos na forma de pontos ou milhas creditados de acordo com seus gastos.

Em alguns cartões a associação aos programas de fidelidade é automática e sem custos. Porém, estes cartões possuem uma taxa administrativa anual maior do que as que são normalmente cobradas nos cartões de crédito que não oferecem a associação a programas de fidelidade. Mas se você optar pelo pagamento de uma taxa maior, você tem a vantagem de poder trocar os pontos do seu cartão por passagens aéreas!

Antes de tudo...

Para usar os créditos do seu cartão para emitir passagens, é necessário que você transfira esses créditos para uma conta de um programa de fidelidade de uma companhia aérea com o qual o seu cartão tenha acordo.

Portanto, para transferir milhas do seu cartão Y para um programa de fidelidade aérea, você primeiro deve já ter se inscrito no programa de fidelidade aérea! E só é permitido transferir milhas/pontos para contas de programas de fidelidade aérea cujo titular é o mesmo do cartão de crédito!

Fica a dica:

Como você não paga nada para se associar a um programa de fidelidade aérea, faça já sua inscrição nos programas de fidelidade das companhias parceiras nas quais antevê a possibilidade de emitir uma passagem no futuro. Já tendo a conta e a senha na mão, a emissão depende unicamente de encontrar a disponibilidade de assentos. Outro fato é escolher um cartão que tenha acordo com o programa de fidelidade aérea no qual você deseja creditar as milhas ou pontos ganhos no cartão.

Programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade mais conhecidos e que têm vários parceiros são o TAM Fidelidade e o Smiles. Mas, antes de se inscrever nos programas, consulte os parceiros de cada um deles para escolher o melhor.

Acúmulo de pontos/milhas

O acúmulo dos créditos é baseado no valor pago na fatura. Normalmente o valor é convertido em dólares, para efeito unicamente de contabilizar os créditos, ou seja, todo mês seu gasto no cartão é convertido para um valor em dólar e para cada dólar você ganha 1 ponto.

Esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo da categoria do seu cartão e em que companhia aérea você troca essas milhas. Se quiser acumular mais, vale a pena escolher um banco com cartão co-branded (aqueles que têm impressa a marca do programa de fidelidade), pois ele acumula de 1,3 milha/ponto a 2 milhas/pontos por dólar.

Como transferir seus pontos

A transferência pode ser de graça ou pode ser cobrada uma taxa. O cartão ainda pode impor um número de créditos mínimo para poder permitir a transferência. Tudo isso demonstra a necessidade de ler as regras do seu cartão com atenção.

Mas vale lembrar que nem todo cartão de crédito acumula milhas!

Por isso, lembre-se: cada cartão de crédito tem suas regras, contrato e benefícios associados. Por isso, para não cair em armadilhas e ficar pagando contas sem acumular pontos, entre em contato com o SAC do seu cartão de crédito para informações sobre resgate de pontos, transferência, prazos e validade! 

Validade dos créditos

A validade desses créditos acumulados depende do seu programa, podendo valer por apenas 2 anos ou então não vencerem nunca enquanto você mantiver o cartão e estiver pagando a taxa anual administrativa. Portanto, se pensar em cancelar seu cartão onde ainda tenha créditos acumulados, use os créditos primeiro antes de cancelá-lo!

Notícias relacionadas